Joacir Rios mora a mais 40 anos na Cidade de Deus é o que se chama de luthier de mão cheia e ouvido apurado. O violão que passa pela mão do Joacir ganha uma superior qualidade é coisa de mestre.É como o bom café só percebe quem desenvolve o paladar com o tempo[diz Joacir sobre a afinação] Eu mantenho sempre meu violão bem afinado quando sai um pouquinho daquele padrão meu ouvido já acusa.
Consertando violas , sanfonas,cavaquinho uns de mais de [60 anos] e reciclando matérias do lixo que os catadores de material reciclado levam para Joacir comprar um violão quebrado ou um aparelho que eles desmontam aproveitam todas as peças : parafuso, molas da eletrônica para os instrumentos musicais é um pequeno pulo que os instrumentos estão vindo com uma parte elétrica boa mas a madeira do violão antigo é igual a nossa brasileira superior. A sonoridade de uma madeira de lei ou madeira maciça é outra.
Com a viola caipira de dez corda Joacir manda o seu recado no braço da viola.
A natureza não é esquecida pelo violeiro caipira perto dele tem muitas plantas é a prova que sua mão em tudo que toca da muito frutos é a horta a ceu aberto na calçada da CDD travessa vinte sete °10.Habilidade de uma mão que a precisão é virtuosa Joacir Rios u luthier caipira. Mônica Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário